From: Cleber Alves Nascimento <cleberalves@×××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Artigo sobre desempenho do Portage
Date: Thu, 15 Oct 2009 11:50:33
1 2009/10/14 Bruno Linhares <oandarilho01@×××××××××.br>
2
3 > Saudações!
4 >
5 > Para aqueles que não adquiriram o hábito de acompanhar periodicamente o
6 > site oficial de nossa amada meta-distro, www.gentoo.org, segue link de um
7 > artigo recente do flameeyes, um dos mais ativos desenvolvedores do Gentoo,
8 > responsável pelo PAM, entre outros pacotes:
11 > http://blog.flameeyes.eu/2009/10/12/and-finally-the-portage-tree-overhead-data
12 >
13 > O trecho mais interessante desta postagem informa que devido ao tamanho
14 > reduzido dos _muito_ numerosos arquivos da árvore do Portage, os sistemas de
15 > arquivos mais populares (o reiserfs, certamente) em sua utilização default
16 > de blocksize = 4K acabam por ficarem sobrecarregados e apresentarem um
17 > desempenho pouco satisfatório (é.. aquela lerdeza na hora de um emerge -s
18 > , por exemplo).
21 > Com um
22 >
23 > # debugreiserfs /dev/PARTICAO
24 >
25 > Podemos ver o blocksize configurado.
26 >
27 > O flameeyes indica, através dos gráficos resultantes dos seus testes, que
28 > existe a possibilidade de uma melhora significativa no desempenho do Portage
29 > se for utilizado um sistema de arquivos com blocksize=1k. Na ordem de uns
30 > 70% até! Oo
31 > Ele aponta também que em sistemas com blocksize=512b o desempenho seria
32 > ainda melhor, MAS.... o risco de estourar os inodos é grande..
35 > Eu ainda não consegui testar, infelizmente, mas pretendo testar em breve.
36 > Vou experimentar colocar um HD IDE (é, vamos colocar à prova mesmo.. hehe)
37 > formatado com reiserfs e bs=1k no meu desktop e mover o /usr/portage pra lá.
38 > Retorno com dados de benchmark depois.
43 > Enfim, eu visito diariamente o sítio do Gentoo, e sempre dou uma atenção às
44 > postagens do flameeyes (Diego Petènno) pois ele está sempre abordando
45 > questões importantes acerca do funcionamento da distro, e como melhorá-la.
46 >
47 > Vale a pena para quem pensa ou ouve críticas de que o gentoo é um SO
48 > agonizante.
52 > Paz e Bem a todos.
53 > Bruno Linhares - O Andarilho
58 > ____________________________________________________________________________________
59 > Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
60 > http://br.maisbuscados.yahoo.com
61 >
62 > Muito bem,
63 É sempre bom ter pessoal com esse tipo de abordagem, pelo simples fato que
64 sai do ramo de "ouvi falar", "li não sei aonde" e parte logo com dados
65 concretos.
66
67 As pessoas podem até fazer vista grossa para benchmarks, mas a vida é assim
68 mesmo, cheia deles e nosso trabalho é avaliado assim através muitas vezes do
69 trabalho de outros, isso incluindo coisas mais abstratas como SOs.
70 Mesmo no mesmo SO há diferenças, como bem frisou o colega, se a pessoa não
71 se preocupar com esses detalhes o produto final pode decepcionar. Mas como
72 ficou demonstrado, não por culpa do Gentoo.
73
74 Cleber Alves