From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Copiar uma instalação do gentoo
Date: Sat, 02 Mar 2013 23:19:36
1 Mas isso exige um local intermediário para armazenar o tar.gz (com espaço
2 equivalente ao tamanho ocupado no disco de origem), via dd, rsync ou cp -a
3 os dados saem do disco de origem direto para o de destino...
4
5 Rsync e cp -a podem ser usados com o sistema vivo, e até online (via rede),
6 basta excluir /dev, /proc e outras partes do sistema, mas exige a criação
7 de nodos depois, instalar grub e etc. Se é para estar com o sistema
8 offline, via dd é bem mais simples, como eu disse, redimensionar a partição
9 para maior é fácil e rápido, e pode ser feito diretamente via livecd
10 durante o processo, evitando chroot, reinstalar grub, criar nodos (se foi
11 feito com o sistema vivo).
12
13 Mas aí acho que vai mais do gosto mesmo, sem contar que o dd não pode ser
14 usado caso o novo disco seja, por exemplo, de sistema 4k e o velho não...
17 2013/3/2 Joaquim Quinteiro Uchoa <joaquim.uchoa@×××××.com>
18
19 > Forma que acho mais prática:
20 > acesso o hd origem com um livecd, monto as partições, compacto tudo em um
21 > tar.gz
22 > mondo o hd destino, crio, formato e monto as partições e descompacto o
23 > tar.gz.
24 >
25 > Só não dá para fazer o tar.gz com o sistema online ("vivo"). O mesmo vale
26 > para rsync (já usei essa
27 > técnica também). Só não recomendo o dd realmente, a não ser que as
28 > partições tenham exatamente o mesmo
29 > tamanho...
30 >
31 > Isso se chama stage4, é muito prático... Naira pôs até um link com
32 > detalhes, mas a ideia é bem simples.