From: Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Noob idiota
Date: Mon, 23 Oct 2006 21:28:11
1 On 10/23/06, Victor Salgado <victor.jumper@×××××.com> wrote:
2 > Olá olá, estou experimentando o Gentoo já há 2 semanas e no momento estou
3 > curtindo o "controle" que o Gentoo deixa nas mãos do usuário. Só gostaria de
4 > tirar algumas dúvidas...
5 >
6 > 1. Tá isso pode soar bobo, mas nada como se prevenir... Ahem, usar o
7 > "emerge" dentro de um windows manager como o Gnome é 100% seguro? Quero
8 > dizer, o ideal não seria desligar o wm e executar o emerge ou não faz
9 > diferença?
12 Em se tratando de software, eu não diria há algo 100% seguro neste
13 mundo, mas posso afirmar que não tem problema algum em fazer a
14 atualização de um pacote que você esteja usando no momento. Já cansei
15 de instalar uma nova versão do KDE enquanto estava rodando ele.
16
17 Mas há resalvas, principalmente ao compilar bibliotecas cuja a nova
18 versão não é compatível com a velha. Programas que usam essa
19 biblioteca não funcionarão mais até recompilá-los. Em todo o caso,
20 existe uma ferramenta chamada revdep-rebuild para resolver essa classe
21 de problemas.
22
23 > 2. Alguns flags listados em alguns pacotes estão entre parenteses como por
24 > exemplo (-3dnow). O que isso significa?
27 Significa que essas flags não estão disponíveis no teu profile. Por
28 exemplo, um processador x86 não poderá acessar recursos disponíveis
29 somente para amd64.
30
31 > 3. Existe um comando de "retry" no emerge? Quero dizer, eu descobri
32 > ante-ontem o "--resume" (Ooooh!) mas queria saber se tem um comando que faça
33 > o emerge tentar compilar novamente em caso de erro em vez de simplesmente
34 > parar. É que eu estive tentando compilar certos pacotes grandinhos e cheios
35 > de dependências aqui e volta mas meia dá erro em um deles e eu tenho que
36 > ficar mandando emerge tentar denovo...
39 Se o emerge parou, então foi pra te dar um aviso pra vc consertar o
40 erro. Isso é por que existem dependências que servem como base para o
41 próximo pacote funcionar corretamente.
42
43 Bem, dentro do emerge não tem uma opção dessas, mas se você realmente
44 souber o que está fazendo, pode realizar isso com a dica encontrada
45 aqui:
46
47 http://www.gentoo.org/news/en/gwn/20061002-newsletter.xml#doc_chap3
48
49 > 4. Aliás, pra instalar o Gentoo foi meio sofrido aqui, dava muito erro na
50 > hora de compilar e o pior que não especificava o erro. Aí eu tinha que ficar
51 > tentando denovo e denovo... Isso é normal?
54 Esses erros param a compilação dos pacotes? Se pararem, eles não são
55 normais. Cabe a você procurar qual erro que ele está dando, e se não
56 souber resolver, procure a gente, os fóruns, bugzilla. Em último caso
57 preencha um bug e mande pros mantenedores através do Bugzilla.
58
59 > É isso por enquanto, obrigado pela atenção.
60 >
61 > --Victor
64 PS: Não tente essas coisas num ambiente de produção. Boa parte do que
65 disse aqui é seguindo a idéia de frase "Uma das melhores maneiras de
66 aprender é com seus erros, batendo a cara várias vezes."
70 ja ne