From: Dalton Barreto <daltonmatos@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] problemas com nvidia e com i/o
Date: Thu, 25 Nov 2010 15:55:17
1 2010/11/25 Zhu Sha Zang <zhushazang@×××××××××.br>:
2 >
3 > 1) Quando preciso compilar sources por exemplo:
4 >
5 > chromium ou pyside ou openoffice, meu sistema simplesmente "trava". A
6 > compilação continua, mas a troca de janelas, o teclado, o mouse simplesmente
7 > deixam de funcionar. Se quiser, deixo a compilação terminar, ou simplesmente
8 > entro por ssh, reinicio (muito pacientemente), e deixo para compilar de
9 > madrugada. Como posso descobrir o gargalo do meu sistema, se existir, ou
10 > optimizar para ainda funcionar o sistema enquanto compila, ainda que demore
11 > mais? Diminuir o MAKEOPTS? Ocorre o mesmo utilizando --load-average.
14 Manda compilar um dos pacotes que trava a máquina e observe o
15 comportamento do sistema em um terminal com o htop aberto. Veja se não
16 consegue perceber algo anormal ali, durante a compilação e antes do
17 travamento.
18
19 Diminuir o "-j8" ali do MAKEOPTS pode ser um bom começo, apesar de eu
20 achar que não é a fonte do problema.
21
22 Ultima vez que vi um pc travar era falta de swap, mas já vi pelo seu
23 email original que vc está com swap ativado.
26 Dalton Barreto
27 http://daltonmatos.wordpress.com