From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Acesso externo à um servidor de arquivos de intranet
Date: Sat, 10 Nov 2007 16:35:19
1 Senhores,
2
3 gostaria da opinião de vocês sobre a melhor forma de fazer isso.
4
5 Em duas empresas que eu presto serviço aqui, eles tem um servidor de
6 arquivos samba na intranet. Eles querem poder acessar esses arquivos
7 externamente (da internet), de forma segura.
8
9 Alguém tem alguma idéia de como fazer isso?
10
11 Pra complicar, esse servidor samba pode ser o PDC da rede e as
12 permissões de acesso aos arquivos variar de acordo com o login do
13 usuário.
14
15 Eu pensei em fazer um acesso via web, em php por exemplo, onde o
16 usuário entraria com seu login da rede, daí teria a listagem de
17 arquivos que ele tem acesso (tipo a do apache) para ele fazer donwload
18 e possivelmente upload também para os diretórios em que ele tenha
19 acesso de escrita. Mas pensando bem, isso é praticamente o que o ftp
20 faz.
21
22 Mas nem com o FTP nem com o PHP eu tenho a mínima idéia de como
23 acessar os compartilhamentos do samba e autenticar os usuários de
24 forma que eles tenha o acesso correto...
25
26 Eu acho até possível que já exista alguma solução pronta pra isso,
27 visto que não é um problema tão incomum. Mas tem, eu não encontrei
28 nada, alguém conhece?
31 Fabiano.