From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Ajuda com dhcpd no rc (off-topic)
Date: Wed, 25 Jul 2007 23:32:53
1 Quoting Edilson Lima <ledilson@×××××.com>:
2
3 > RC_PARALLEL_STARTUP="yes"
4 >
5 > Mudei pra:
6 >
7 > RC_PARALLEL_STARTUP="no"
8 >
9 > E problema resolvido....
10 >
11 > O dhcp deve estar tentando ligar antes da placa de rede não é?
12 >
13 > Eu tenho como controlar a ordem no RC_PARALLEL_STARTUP?
14
15 Esse servidor tem mais de uma placa de rede?
16
17 Isso me aconteceu outro dia, se eu me lembro bem o problema era que a
18 placa de rede que possui a configuração que interessa pro dhcpd (no
19 caso, a eth1) ainda não estava de pé no momento do boot que o dhcpd
20 iniciava, porém depois de todo sistema iniciado ela ja estava de pé,
21 então o dhcpd iniciava.
22
23 Acho que o isso aconteceu porque essa eth1 não estava no rc, mas
24 acabava sendo levantada mesmo assim, então colocando essa placa no rc
25 o dhcpd iniciava na hora certa.
26
27 No seu caso parar de usar RC_PARALLEL_STARTUP deve ter feito com que o
28 dhcpd iniciasse um pouco mais tarde, no caso, a hora certa. Mas acho
29 que a solução de verdade para este caso seria definir
30 RC_NET_STRICT_CHEKING=yes, assim nada que depende da rede será
31 levantado antes das duas interfaces terem sido levantadas.
32
33 Experimente aí, assim você deve poder voltar a usar RC_PARALLEL_STARTUP=yes.
36 thiago