From: Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] domainname
Date: Wed, 09 Aug 2006 20:30:04
1 2006/8/9, Diego Alberto Ramponi <diego.ramponi@×××××.com>:
2 > Qndo eu atualizeio meu gentoo, e utilizava o /etc/domainname, logo na
3 > inicialização ele exibiu a mensagem de que eu deveria parar de utilizar o
4 > /etc/domainname e deveria utilizar o /etc/conf.d/domainname.
5 >
6 > mas me desculpem ignorância, mas pra que serve este arquivos se qndo vc
7 > coloca no /etc/hosts
8 >
9 > #---------------------------------------- begin
10 >
11 > 127.0.0.1 localhost.localdomian localhost
12 > maquina_teste
13 >
14 > #----------------------end
15 >
16 > /usr/bin/hostname -d traz o dominio
17 > /usr/bin/hostname --long traz o nome completo
18 >
19 > não entendo pra que ter o domainname.....
20 >
21 > vlw gnte..
24 domainname é para o domínio YP/NIS. Hoje em dia ele está depreciado em
25 relação ao LDAP.
26
27 Note que ele é diferente do dnsdomainname, que é pra DNS.
28
29 Finalmente, o arquivo hosts tem pouco a ver com o hostname, domainname
30 ou dnsdomainname. Ele serve somente como um mapa local estático que
31 relaciona um nome a um ip. Esse arquivo é procurado antes das
32 pesquisas nos servidores DNS(e também é bem mais rápido).
33
34 Dê um 'man hostname' pra saber mais.