From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo e KDE
Date: Thu, 02 Oct 2008 03:49:28
1 2008/9/26 Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>:
2 > 2008/9/26 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
3 >> E realmente está muito rápida, estou usando com quase todos os efeitos em pc
4 >> relativamente modesto com video onboard, e em idle fica entre 60~70 fps.
5 >>> Com um Core 2 Duo T5500, Intel GMA 950 (onboard) faço no 100 fps(deve
6 > ser o máximo) em idle, 21 fps no efeito de cubo(4 áreas). E só tende a
7 > melhorar!
8
9 Cara, desde q eu vi tua msg eu fiquei encucado. Por mais que teu
10 processador seja melhor, acho que o que manda nos effects é a placa de
11 vídeo, e a minha onboard é uma nVidia 6100 onboard. A princípio achei
12 que era a resolução, pois eu uso 1600x1200, mas diminui e vi que
13 ficava sempre no máximo em 60.
14
15 Daí que eu me toquei, eu tava com o VSync ativado =P, desativando aí o
16 meu também fica no máximo em 100 =)
17
18 Daí fiz os testes com o cubo, o meu está com 6 áreas de trabalho,
19 testando pra cada resolução o cubo com efeitos (transparência e
20 reflexão) e sem efeitos, aí sim varia o fps:
21
22 1024x768
23 sem efeitos: 41
24 com efeitos: 26
25
26 1280x960
27 sem efeitos: 32
28 com efeitos: 19
29
30 1600x1200
31 sem efeitos: 25
32 com efeitos: 11
35 Que resolução vc tá usando? 1600x1200 exige um pouco a mais da
36 máquina, e as vezes quando eu assisto filmes muito pesados em algumas
37 cenas com movimentos rápidos as vezes dá um pouco de flicker.
38 Raramento chega a incomodar, mas quando acontece eu só diminuo um
39 pouco a resolução, uso o krandrtray que é bem prático, põe um
40 iconezinho na bandeja.
41
42 Eu sempre usei o xrandr, mas no kde-4 o plasma parece não perceber que
43 a resolução foi mudada e não corrige as posições do painéis e menus,
44 daí tenho que matar o plasma e rodar de novo, daí o krandrtray fica
45 mais prático.
46
47 Falando nisso, pra reiniciar o plasma eu faço algo assim:
48 $ killall plasma ; sleep 2 ; killall -9 plasma ; sleep 3 ; plasma
49
50 Alguém sabe algum jeito mais prático de reiniciar o plasma? Por
51 exemplo, pra reiniciar o kwin eu faço:
52 $ kwin --replace
53 ou, no caso de perder o teclado e precisar fazer pelo TTY ou ssh:
54 $ DISPLAY=:0 kwin --replace
57 ps.: acabei de ver aqui que tem 4.1.68 no overlay!
60 Fabiano.