From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Flamewar, o retorno.
Date: Sat, 21 Apr 2007 22:00:55
1 Já tinha postado antes na lista defendendo o top-post pela sua
2 praticidade, e por estar virando o padrão na internnet atualmente (de
3 facto), por usá-la com todas as pessoas que me comunico por e-mail,
4 meus clientes, e vice-versa, e já estar fortemente acostumado com
5 top-post.
6
7 Mas, como a lista já tinha essa regra, eu estou tentando me adaptar,
8 não sei se alguém percebeu, mas todas as minhas mensagens desde aquela
9 discussão, foram feita em bottom-post.
10
11 Com essa experiência, eu aprendi alguma coisas:
12
13 As regras da lista já existiam antes de mim ou da minha opinião, por
14 tanto, concordando ou não, eu devo fazer o possível para respeitá-las.
15
16 Um ponto muito, muito importante que eu aprendi sobre os
17 {top,bottom}-post, é o seguinte: o bottom-post SÓ faz sentido se você
18 editar a mensagem anterior, citar as partes pertinentes e deletar as
19 não. Esse é o verdadeiro bottom-post. Se for para fazer bottom-post
20 citar a mensagem original inteira, sem edição, não faça, isso no
21 bottom-post (no mínimo um porco-post). Mas, se você é
22 preguiçoso/inútil o suficiente para respeitar as regras da lista,
23 então faça um top-post mesmo, pelo menos é melhor que um porco-post.
24
25 O e-mail do qual o Thiago Nunes reclamou está em HTML, e se você
26 ignorar o HTML, realmente ficar difícil perceber onde acaba o e-mail
27 original e onde começa o que ele responde. Considerando dessa forma,
28 está escrito no formato que eu chamei de porco-post.
29
30 Eu posso dar vários argumentos a favor do top-post: é mais fácil, é
31 mais rápido, para quem usa gmail é realmente muito prático ler uma
32 thread, quase todas as pessoas de quase todas as empresas que eu
33 conheço estão usando, por isso disse que está virando um padrão de
34 facto na internet.
35
36 Pelo que eu sei, quando o bottom-post foi concebido, não haviam
37 ferramentas como o gmail, e banda era um problema, 56k era velocidade
38 de alguns backbones, e, realmente, porque ter 15 e-mails anteriores na
39 mensagem, se só precisava de um e, no máximo, algumas partes do
40 anterior para contextualizar? Mas isso é passado.
41
42 Outra coisa que eu percebi, era que o e-mail era coisa de usuário mais
43 avançados, e a maioria usava clientes que suportavam threads de alguma
44 forma. Com a popularização do e-mail, muitos clientes web vagabundos,
45 o "povão" começando usar, não tinha threads, então a solução mais
46 fácil, rápida e simples, era por o e-mail anterior encaminhado após a
47 resposta. Assim alguém, ao receber, ao ler o e-mail, se não
48 soubesse/lembrasse do que se trava a discussão/contexto, era só
49 continuar lendo mais um pouco.
50
51 Como praticamente não existe mais o problema da banda/armazenamento
52 limitados, acho até interessante uma única mensagem conter sozinha
53 todo o contexto prévio necessário, apesar do descarado desperdício de
54 recursos, cada vez mais irrelevante.
55
56 E de qualquer forma, o povo é preguiçoso.
57
58 Mesmo sendo a favor do top-post pelos motivos citados a cima, esse
59 e-mail não é um e-mail pessoal, é um e-mail para uma lista que já
60 possuía regres muito antes deu entrar e, que portanto, devem ser
61 respeitadas, (Vá ao Japão e tente entrar de sapatos na casa de alguém
62 lá), e por isso, foi escrito no verdadeiro bottom-post, assim como
63 meus e-mails anteriores.
67 Fabiano.