From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Floppy drive
Date: Sun, 21 Dec 2008 03:50:00
1 2008/12/21 Raphael MD <raphamejias@×××××××××.br>:
2
3 > Eu tenho um Sun Sparc aqui e ele identifica quando um disquete foi colocado no drive, e depois vc tem q dar o comando eject para que o drive ejete o disquete, rssr não tem botão esse floppy.
4
5 Por acaso o que tens nesse sparc não seria um zipdrive?
6
7 > Mas ja no linux e no pc, reparei neste problema rs
8
9 Zipdrive funciona em pc também, com as mesmas propriedades.
10
11 > O lançe maior é pelo menos deixar o floppy gravável para um user, coisa que não deu certo.
12 >
13 > Pq meu problema é simples, eu to tendo que usar um programa que é de windows, e ele vai me gerar um disquete, e o wine não consegue gravar no /mnt/floppy.
14 >
15 > Eu monto meu floppy com este comando: (via su)
16 >
17 > mount /dev/fd0 /mnt/floppy -t vfat
18
19 Assim não tem como dar certo mesmo.
20
21 Se o problema é simplesmente conseguir montar, acessar e desmontar o
22 disquete como usuário é só colocar uma linha no fstab que deixe o
23 usuário fazer isso. É exatamente igual ao drive de cd, com aquelas
24 mesmas opções que dizem que não é pra tentar montar no boot e é pra
25 aceitar montagem pelo usuário.
26
27 A linha, no caso, é exatamente essa:
28 /dev/fd0 /mnt/floppy vfat noauto,user 0 0
29
30 Bom, aí tu sabes né, pra montar é só rodar "mount /mnt/floppy".
31
32 E se tu quizeres também poder formatar o disquete como usuário terás
33 que pertencer ao grupo floppy, pois é necessário acesso direto ao
34 dispositivo. (gpasswd -a usuario floppy)
35
36 Ah e também provavelmente terás que passar o caminho completo do mkfs,
37 porque ele fica no "/usr/sbin" e os "*sbin" geralmente não ficam no
38 "$PATH" do usuário.
39
40 Depois de montado o disquete é só abrir o programa que o wine
41 conseguirá escrever no /mnt/floppy.
42
43 []s