From: Davi <davividal@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Top post, HTML e netiqueta
Date: Wed, 28 Mar 2007 13:53:04
1 Em Quarta 28 Março 2007 10:44, Daniel da Veiga escreveu:
2 > Eu sou contra top post, assim como a maioria absoluta dos usuários de
3 > listas de email e foruns mais antigos, fora quem assina a lista por
4 > digest, fora quem usa clientes de email sem essas características, e
5 > quem responde como eu, de um terminal? Isso garante que eu possa ler a
6 > última mensagem e não me perder, além de garantir que eu não tenha que
7 > rolar tudo para saber que diabos você está falando, afinal, sua
8 > resposta tem abaixo um "Olá lista".
9 >
10 > O fato é, isso é uma regra na maioria das listas, e isso vem de MUITOS
11 > anos. E o motivo? Pois quem está na lista deve LER as mensagens, se
12 > necessário truncar ela, limpar e responder. E não mandar um email, EM
13 > HTML COMO ESSES ÚLTIMOS, que eu tive que ler em outro leitor, duas
14 > horas depois, com TOP POST, sem truncar. As vezes deixo de responder
15 > uma mensagem na qual poderia ajudar pq não consigo LER o HTML tosco do
16 > email, ou porque não me acho no contexto do reply atolado em TOP POST.
17 >
18 > Isso não é questão de praticidade, é questão de responsabilidade com a
19 > lista, portabilidade e netiqueta. Coisas que existiam bem antes do
20 > Gentoo, do GMail e etc. Aliás, é questão de falta de preguiça mesmo...
21 >
22 > Sem HTML, sem TOP POST, sem REPLY com conteúdo completo.
25 > Daniel da Veiga
26 > Computer Operator - RS - Brazil
27
28 =]
29
30 Interessante notar: foi falado, nessa discussão, que
31 "De fato. Todos temos tempo limitado para dedicação à lista.. quanto mais
32 otimizarmos a tarefa, melhor!
33 Aliás, Gentoo é otimização. ¬¬"
34
35 O legal: eu assino, também, a gentoo-users, php-general, php-dev,
36 debian-users-portuguese e a tradutores-br...
37 As únicas que se acabam em top-post (e HTML) são essa e a tradutores...
38
39 Uso um leitor com suporte a HTML? Sim... Mas texto puro é mais rápido e mais
40 limpo...
41
42 []s
46 Davi Vidal
47 davividal@×××××××××××××.br
48 davividal@×××××.com
51 Agora com fortune:
52 "Beauty is one of the rare things which does not lead to doubt of God.
53 -- Jean Anouilh"