From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Top post, HTML e netiqueta
Date: Wed, 28 Mar 2007 13:45:44
1 Eu sou contra top post, assim como a maioria absoluta dos usuários de
2 listas de email e foruns mais antigos, fora quem assina a lista por
3 digest, fora quem usa clientes de email sem essas características, e
4 quem responde como eu, de um terminal? Isso garante que eu possa ler a
5 última mensagem e não me perder, além de garantir que eu não tenha que
6 rolar tudo para saber que diabos você está falando, afinal, sua
7 resposta tem abaixo um "Olá lista".
8
9 O fato é, isso é uma regra na maioria das listas, e isso vem de MUITOS
10 anos. E o motivo? Pois quem está na lista deve LER as mensagens, se
11 necessário truncar ela, limpar e responder. E não mandar um email, EM
12 HTML COMO ESSES ÚLTIMOS, que eu tive que ler em outro leitor, duas
13 horas depois, com TOP POST, sem truncar. As vezes deixo de responder
14 uma mensagem na qual poderia ajudar pq não consigo LER o HTML tosco do
15 email, ou porque não me acho no contexto do reply atolado em TOP POST.
16
17 Isso não é questão de praticidade, é questão de responsabilidade com a
18 lista, portabilidade e netiqueta. Coisas que existiam bem antes do
19 Gentoo, do GMail e etc. Aliás, é questão de falta de preguiça mesmo...
20
21 Sem HTML, sem TOP POST, sem REPLY com conteúdo completo.
24 Daniel da Veiga
25 Computer Operator - RS - Brazil