From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo 64Bits - Allguem usa ?
Date: Sun, 13 Apr 2008 05:31:38
1 Ah, é normal kra, não tem muita diferença pra instalar um x86 não, mas
2 você precisa começar com um cd de boot em amd64 e certifique-se de
3 estar usando multilib e o handbook específico para amd64.
4
5 Das distribuições 64 bits que eu sei, me parece que o Gentoo é a
6 melhor, com mais suporte e que dá pra fazer mais coisas funcionarem,
7 mas talvez isso seja porque os usuários do gentoo são em geral mais
8 avançados. E eu não sei como tá o Ubuntu64, deve ter evoluído bastante
9 já, mas eu nunca gostei do Ubuntu nem de nenhum Debian like.
10
11 Eu usei Gentoo 64 bits no meu notebook Turion64 X2 por um ano. Rodava
12 tudo tão perfeito que eu até esquecia que estava em 64 bits. Com
13 multilib você pode rodar de forma transparente programas em 32 bits.
14 Eu só me lembro de ter precisado disso pra rodar alguns jogos que já
15 vinha compilados. Os drivers da nvidia rodavam tranquilos.
16
17 Em geral, você só não pode misturar aplicativos 32 bitso com
18 bibliotecas 64 ao mesmo tempo. Com multilib, você tem a mesma versão
19 das bibliotecas (ou wrappers) em 32 bits, então, quando você abre
20 programas em 32, acaba usando bastante memória, pois várias
21 bibliotecas precisam ser carregas em 64 e 32 bits. Para o firefox,
22 quando você tem plugins disponíveis apenas em 32 bits, você pode usar
23 o firefox-bin, ou então o nspluginwrapper, que é um wrapper que
24 permite carregar plugins em 32 pra rodar no firefox em 64.
25
26 O único ponto negativo do sistema em 64bits é o tamanho dos binários e
27 uso de memória. Pela minha experiência, cerca de 15 a 30% de cada
28 binário são endereços de memória, e cada endereço, que antes tinha 32
29 bits, agora tem 64, ou seja, aumenta cerca de uns 20% o tamanho dos
30 binários e uso de memória.
31
32 Então isso é uma coisa que você tem que considerar, eu tinha 1,5 Gb de
33 ram, e mesmo assim várias vezes eu tava com toda a memória em uso e
34 começava a fazer swap, como o HD de notebook normalmente é mais lento,
35 o desempenho ia pro brejo. E nem precisava de taaanta coisa assim
36 aberta pra chegar usar swap. Firefox com um monte de abas abertas,
37 abria um amsn, uns par de xterm e um amarok pra ouvir MP3, já era.
38 Isso que eu usava WindowMaker, que é bem leve. Com KDE aberto então...
39 Ou então, quando rodava um compiz no KDE, as vezes só com o firefox já
40 ia tudo pro pau...
41
42 E pra falar a real mesmo, o desempenho nem é tanto aquelas coisas. O
43 que era massa de ter dois núcleos reais é que eu podia deixar o emerge
44 compilando lá o dia inteiro e usar o computador normalmente quase sem
45 degradação de desempenho, e as compilações são bem mais rápidas mesmo.
46 Fora isso, vc não perceba muita diferença no dia a dia, 99% do tempo o
47 processador tá idle.
48
49 Hoje eu acho que talvez valha mais a pena compilar tudo com o -Os do
50 que com -O2 ou -O3. Simplesmente porque os processadores estão muito
51 rápidos hoje e acho que essas otimizações não fazem mais tanta
52 diferença como antigamente, pelo menos nada muito perceptível, teu
53 firefox não vai ficar muito mais rápido. Mas com -Os os binários e
54 bibliotecas vão ser bem menores, portanto, serem carregados do hd mais
55 rápidos, usarem menos memória, diminuir o uso de swap, etc. Daí sim
56 deve fazer alguma diferença, ouvi dizer de um KDE com -Os em um hd
57 sata2 de 7200rpm abrir em 3 segundos.
58
59 Além do que, -Os habilita todas as otimizações de -O2 que não aumentam
60 o tamanho do binário e ainda outras que o diminuem mais ainda.
61
62 Alguns links interessantes:
63
64 http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-amd64.xml