From: "Laércio Benedito de Sousa Júnior" <lbsousajr@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo 64Bits - Allguem usa ?
Date: Mon, 14 Apr 2008 21:22:37
1 Se não estou enganado, deve-se observar alguma diferença, em 64 bits,
2 principalmente para programas que manipulam números com grandes mantissas,
3 como softwares matemáticos, ferramentas de manipulação de imagens/modelagem
4 3D/AutoCad e [alguns?] games.
5
6 Certa vez eu encontrei um artigo [1] fazendo a seguinte analogia: um
7 processador de 32 bits seria como um trem de carga que pode conduzir, no
8 máximo, 4 vagões, enquanto um de 64 bits seria como um trem que suporta até
9 8 vagões. Embora ambos os trens andem quase à mesma velocidade, o de 8
10 vagões pode levar, numa só viagem, o dobro da carga que um de 4 vagões.
11
12 Assim, o tal ganho de desempenho em processadores de 64 bits refere-se mais
13 a "capacidade" do que a "velocidade".
14
15 [1] http://www.infowester.com/64bitsx32bits.php