From: Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo 64Bits - Allguem usa ?
Date: Mon, 14 Apr 2008 19:38:51
1 Olá.
2
3 Eu tenho um server IBM, rodando com 2 processadores Xeon (os modelos
4 antigos), mas já com suporte a EM64T.
5 Estou com o Gentoo rodando 64 bits... não notei muito granho de performance,
6 só notei que os processos consomem mais memória comparado com meus gentoos
7 x86.
8
9 Abraços!
12 --------------------------------------------------
13 From: "Raphael MD" <raphamejias@×××××××××.br>
14 Sent: Monday, April 14, 2008 4:28 PM
15 To: <gentoo-user-br@l.g.o>
16 Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo 64Bits - Allguem usa ?
17
18 Esse tema sobre 64bits é algo que da pano pra manga.
19
20 Me lembro que na época que a AMD lançou o primeiro processador Athlon64, eu
21 trabalhava em uma
22 integradora de pc's e então a intel deu uma palestra sobre os Pentium 4
23 Extreme, ai alguém
24 perguntou se haveria um Pentium 64, então o indivíduo da Intel falou que a
25 Intel não tinha
26 interesse pois essa tecnologia não era de muita utilidade para um desktop e
27 que a Intel não se
28 preucupava com o AMD64, isso em meados de 2003.
29
30 Certo que depois ela lançou um procuto para competir com o AMD64.
31
32 Mas hoje eu me pergunto, se não há um aumento real no desepenho das
33 aplicações 64bits, qual é a
34 utilidade do 64bits, além da posibilidade de utilizar 8GB de memória RAM?
35
36 Haveria um problema de implementação nos compiladores C? Por isso não ha um
37 aproveitamento dos
38 64bits?
39
40 Ou talvez essa massificação na utilização de 64bits seja muito recente e não
41 haja um real respaldo
42 dos desenvolvedores?
43
44 Pois pelo que eu lembre os processadores DEC Alpha, já eram de 64 bits, e
45 rodavam unix a muito
46 tempo.
47
48 Isso traz tambem um tema que anda meio a tona no mercado, que é a batalha
49 Nvidia VS Intel, onde a
50 Nvidia diz que a tecnologia dos processadores Intel não melhoram o
51 desempenho do pc e ainda
52 completa dizendo que é um absurdo um simples processador custar 900 dolares
53 e não melhorar a
54 experiencia para o usuário como uma simples placa de vídeo Nvidia pode
55 melhorar por uns 300
56 dolares.
57
58 Links sobre a batalha Nvidia vs Intel.
59 http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6812&Itemid=1
60
61 http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6790&Itemid=1
62
63 http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=6789&Itemid=1
64
65 Flw
68 Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para
69 armazenamento!
70 http://br.mail.yahoo.com/
71 --
72 gentoo-user-br@l.g.o mailing list