From: Wagner Reck <wiglot@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Vale a pena trocar Desktop por PS3?
Date: Wed, 27 Aug 2008 00:58:43
1 Daniel
2 O PS3 tem alto poder de processamento, mas lembra que ele é feito pra rodar
3 um aplicativo por vez (jogos) e algum serviço para controlar I/O e coisas do
4 tipo...
5 Já um Desktop tem X, firefox, serviços, openoffice... tudo aberto ao mesmo
6 tempo... 256 ficaria muito pouco...
7
8 Agora se tu pretende fazer pesquisas que exijam MUITO processamento, dai é
9 de pensar no caso...
10
11 Eu vi no Fisl ano passado o pessoal rodando uma Debian com LiveCD, mas era
12 uma apresentação rápida, não pude notar o desenpenho para Desktop...
13
14 Quanto a Parte de pesquisa gráfica, acho que uma placa de vídeo dessas
15 porrada te resolve o problema
16
17 Att.
18 Wagner Reck
19
20 2008/8/26 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
21
22 > Nunca vi nem usei um ps3 com linux, só de ler mesmo pela net, então eu
23 > posso estar falando besteira.
24 >
25 > Mas nas minhas experiências, mesmo 512 eu já acho pouco pra mexer com
26 > virtualização, dependendo do que eu faço, até 1gb eu me incomodo as vezes.
27 >
28 > E acho q pc tá tão barato hj em dia q talvez não valha a dor de cabeça de
29 > tentar deixar um ps3 rodendo.
30 >
31 > Olha essas promoções do submarino, por exemplo, PCs novos, com garantia,
32 > frete-gratis e em 12x sem juros:
33 >
34 > [1] CPU Dual Core 2GB 250GB
35 > + Monitor LCD 17" AOC
36 > R$ 1.199,00
39 > [2] CPU Dual Core E2180 2GB 320GB DVDRW
40 > + Monitor LCD 22" Wide AOC
41 > R$ 1.399,00
44 > Tem o pessoal da unicamp tmb que montou um cluster com PS3 [3] lá, talvez
45 > se vc tentar entrar em contato com alguém de lá, tenho ctza que alguém
46 > próximo deve ter feito um desktop lá...
49 > [1]
50 > http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&CatId=11101&ProdId=21408039&ST=BV11101&OperId=0&CellType=2
51 >
52 > [2]
53 > http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=10&CatId=80456&PrevCatId=11101&ProdId=21412186&ST=BL80456&OperId=0&CellType=2
54 >
55 > [3]
56 > http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL146410-6174,00-UNICAMP+USA+PLAYSTATION+PARA+REALIZAR+PESQUISAS.html
57 >
58 > 2008/8/26 Daniel Medeiros <m3g1st@×××××.com>
59 >
60 > Alguém sabe me dizer se é vantagem trocar um desktop por um ps3, para
61 >> usá-lo como computador pessoal? A parte de jogos não me interessa
62 >> muito. Talvez uns 10% para brincar com minha filha, mas a parte de
63 >> programação gráfica está nos meus planos futuros.
64 >> A arquitetura do Cell me impressionou, e pensei que talvez um
65 >> "gentoozinho" nele ficaria interessante.
66 >> Ele possui 256 de ram e 256 para vídeo, limitados pelo hypervisor.
67 >> Talvez seja um ponto a observar, apesar de eu ser minimalista na
68 >> utilização do X e do sistema. Tenho intenção de gerar outras
69 >> máquinas, com Xen ou até virtualbox. É uma máquina para estudo e a
70 >> intenção é economizar. Tenho um pentium 4 3.0mhz , que entraria na
71 >> negociação. A questão aqui não é o valor do pentium 3, mas sim a
72 >> vantagem do processamento e utilização do ps3, visto que o mesmo
73 >> substituiria (vale a pena? realmente substituiria bem?) o atual
74 >> desktop. Queria um parecer técnico, ou experiências, para anexar às
75 >> informações que tirei da rede.
76 >>
77 >> processor : 0
78 >> vendor_id : GenuineIntel
79 >> cpu family : 15
80 >> model : 6
81 >> model name : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz
82 >> stepping : 5
83 >> cpu MHz : 2999.746
84 >> cache size : 2048 KB
85 >> fdiv_bug : no
86 >> hlt_bug : no
87 >> f00f_bug : no
88 >> coma_bug : no
89 >> fpu : yes
90 >> fpu_exception : yes
91 >> cpuid level : 6
92 >> wp : yes
93 >> flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge
94 >> mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx
95 >> lm constant_tsc pni monitor ds_cpl est tm2 cid cx16 xtpr lahf_lm
96 >> bogomips : 6006.16
97 >>
98 >> processor : 1 *
99 >> ...