From: Wagner Reck <wiglot@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Vale a pena trocar Desktop por PS3?
Date: Wed, 27 Aug 2008 01:18:21
1 Não que estivesse pesquisando, mas apareceu....
2 Usuário coloca Windows Vista para rodar no PS3
3
4 http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=37844&sec=7
5
6 Ele usou Qemu, como tu tinha falado em trabalhar com virtualização... essa
7 reportagem vai te tirar todas esperanças...
8
9 Abraços
10
11 2008/8/26 Wagner Reck <wiglot@×××××.com>
12
13 > Daniel
14 > O PS3 tem alto poder de processamento, mas lembra que ele é feito pra rodar
15 > um aplicativo por vez (jogos) e algum serviço para controlar I/O e coisas do
16 > tipo...
17 > Já um Desktop tem X, firefox, serviços, openoffice... tudo aberto ao mesmo
18 > tempo... 256 ficaria muito pouco...
19 >
20 > Agora se tu pretende fazer pesquisas que exijam MUITO processamento, dai é
21 > de pensar no caso...
22 >
23 > Eu vi no Fisl ano passado o pessoal rodando uma Debian com LiveCD, mas era
24 > uma apresentação rápida, não pude notar o desenpenho para Desktop...
25 >
26 > Quanto a Parte de pesquisa gráfica, acho que uma placa de vídeo dessas
27 > porrada te resolve o problema
28 >
29 > Att.
30 > Wagner Reck
31 >
32 > 2008/8/26 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
33 >
34 > Nunca vi nem usei um ps3 com linux, só de ler mesmo pela net, então eu
35 >> posso estar falando besteira.
36 >>
37 >> Mas nas minhas experiências, mesmo 512 eu já acho pouco pra mexer com
38 >> virtualização, dependendo do que eu faço, até 1gb eu me incomodo as vezes.
39 >>
40 >> E acho q pc tá tão barato hj em dia q talvez não valha a dor de cabeça de
41 >> tentar deixar um ps3 rodendo.
42 >>
43 >> Olha essas promoções do submarino, por exemplo, PCs novos, com garantia,
44 >> frete-gratis e em 12x sem juros:
45 >>
46 >> [1] CPU Dual Core 2GB 250GB
47 >> + Monitor LCD 17" AOC
48 >> R$ 1.199,00
51 >> [2] CPU Dual Core E2180 2GB 320GB DVDRW
52 >> + Monitor LCD 22" Wide AOC
53 >> R$ 1.399,00
56 >> Tem o pessoal da unicamp tmb que montou um cluster com PS3 [3] lá, talvez
57 >> se vc tentar entrar em contato com alguém de lá, tenho ctza que alguém
58 >> próximo deve ter feito um desktop lá...
61 >> [1]
62 >> http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=10&CatId=11101&ProdId=21408039&ST=BV11101&OperId=0&CellType=2
63 >>
64 >> [2]
65 >> http://www.submarino.com.br/software_productdetails.asp?Query=&ProdTypeId=10&CatId=80456&PrevCatId=11101&ProdId=21412186&ST=BL80456&OperId=0&CellType=2
66 >>
67 >> [3]
68 >> http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL146410-6174,00-UNICAMP+USA+PLAYSTATION+PARA+REALIZAR+PESQUISAS.html
69 >>
70 >> 2008/8/26 Daniel Medeiros <m3g1st@×××××.com>
71 >>
72 >> Alguém sabe me dizer se é vantagem trocar um desktop por um ps3, para
73 >>> usá-lo como computador pessoal? A parte de jogos não me interessa
74 >>> muito. Talvez uns 10% para brincar com minha filha, mas a parte de
75 >>> programação gráfica está nos meus planos futuros.
76 >>> A arquitetura do Cell me impressionou, e pensei que talvez um
77 >>> "gentoozinho" nele ficaria interessante.
78 >>> Ele possui 256 de ram e 256 para vídeo, limitados pelo hypervisor.
79 >>> Talvez seja um ponto a observar, apesar de eu ser minimalista na
80 >>> utilização do X e do sistema. Tenho intenção de gerar outras
81 >>> máquinas, com Xen ou até virtualbox. É uma máquina para estudo e a
82 >>> intenção é economizar. Tenho um pentium 4 3.0mhz , que entraria na
83 >>> negociação. A questão aqui não é o valor do pentium 3, mas sim a
84 >>> vantagem do processamento e utilização do ps3, visto que o mesmo
85 >>> substituiria (vale a pena? realmente substituiria bem?) o atual
86 >>> desktop. Queria um parecer técnico, ou experiências, para anexar às
87 >>> informações que tirei da rede.
88 >>>
89 >>> processor : 0
90 >>> vendor_id : GenuineIntel
91 >>> cpu family : 15
92 >>> model : 6
93 >>> model name : Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.00GHz
94 >>> stepping : 5
95 >>> cpu MHz : 2999.746
96 >>> cache size : 2048 KB
97 >>> fdiv_bug : no
98 >>> hlt_bug : no
99 >>> f00f_bug : no
100 >>> coma_bug : no
101 >>> fpu : yes
102 >>> fpu_exception : yes
103 >>> cpuid level : 6
104 >>> wp : yes
105 >>> flags : fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge
106 >>> mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx
107 >>> lm constant_tsc pni monitor ds_cpl est tm2 cid cx16 xtpr lahf_lm
108 >>> bogomips : 6006.16
109 >>>
110 >>> processor : 1 *
111 >>> ...
112 >>>
113 >>> * Obs. encurtei para facilitar.
114 >>>
115 >>>
118 >> --
119 >> Fabiano.
125 > Att.
126 >
127 > Wagner de M. Reck
128 > Acadêmico de Ciência da Computação
129 > UNIPAMPA/UFSM
130 > Téc. em Informática
131 > wiglot@×××××.com
137 Att.