From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] iniciante no gentoo
Date: Mon, 12 Mar 2007 04:37:44
1 Quoting "Tiago Z.C" <tiagozc@×××××.com>:
2
3 > Olá pessoal
4 > Primeiramente gostaria de informar que sou novo na lista e novo no gentoo
5 > também, por isso, desculpem se minhas dúvidas são triviais ou já foram
6 > respondidas aqui.
7
8 Seja bem vindo.
9
10 > Acontece que quero instalar o gentoo no meu PC, mas estou com algumas
11 > dúvidas.
12 > Estive lendo a respeito dos stages, kernel e programas para o gentoo.
13 > A minha primeira dúvida é, posso instalar o stage 1, compilar todo o sistema
14 > base, e qdo for instalar programas como openoffice e gnome já pega-los
15 > compilados?
16
17 Hm, até pode. Mas a princípio não há vantagens começar do stage 1 ou 2.
18
19 Quanto a pegar programas compilados... Um pouquinho de paciência
20 resolve, você pode continuar usando seu computador enquanto compila,
21 mas há um pacote openoffice-bin, caso você não queira compilar ele.
22
23 Já em relação ao gnome ou kde não tem jeito fácil, é melhor compilar
24 mesmo. Depois de compilado você pode gerar pacotes para aproveitar em
25 outros computadores, mas deixa isso pra mais adiante. O gnome você até
26 poderia pegar pronto do livecd, mas é muita mutreta, não vale a pena.
27
28 > Segunda: alguém sabe onde encontro um manual da instalação do gentoo a
29 > partir do stage 1, achei este
30 > http://www.gentoo.org/doc/pt_br/faq.xml#stage12 mas está a partir do 2
31
32 Manual não tem. Aqui diz o que fazer:
33 http://www.gentoo.org/doc/en/faq.xml#doc_chap3
34 Para o resto siga o handbook normalmente.
35
36 ps: Não use as docs traduzidas, elas estão desatualizadas. Sempre que
37 você abrir uma doc traduzida verifique no canto superior direito se há
38 algum aviso sobre atualização da versão original.
39
40 > terceira: a realmente grande diferença na performance do sistema se eu
41 > instala-lo a partir da stage 1?
42
43 Não. E mesmo intalando do stage 3 você pode, depois de ter o sistema
44 rodando com tudo que lhe interessa, rodar "emerge -e system" para
45 recompilar aquilo que veio pronto no stage3.
46
47 > quarta: caso eu queira instalar o gentoo como uma outra distribuição
48 > qualquer, aquelas para todos os tipos de máquinas, qual a melhor forma de
49 > fazê-la?
50
51 Quando você estiver configurando seu make.conf você pode colocar um
52 -march mais baixo que sua arquitetura, assim você torna sua instalação
53 mais genérica. Você também pode usar um CHOST mais baixo que i686
54 (menos que pentium pro ou Athlon) mas para usar um CHOST mais baixo
55 que o padrão do stage3 você teria, tu ve que coisa, começar do stage1.
58 Mas definitivamente a melhor maneira de você aprender todas essas
59 coisas é usando o gentoo mesmo. Aos poucos você ficará por dentro de
60 tudo isso e muito mais. E sempre conte com a gente quando a coisa
61 empacar.
62
63 ps2: Não use o instalador do livecd.
66 > MUITO OBRIGADO