From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Script para fazer o gentoo handbook?
Date: Mon, 30 Mar 2009 02:47:37
1 2009/3/29 Cleverson <clever92000@×××××××××.br>:
2
3 > Permitam meu ponto de vista embora eu seja ainda meio novato no Gentoo. Existe um outro lado também: precisa ver se quem escreveu esse instalador gráfico queria apenas para uso pessoal e depois resolveu distribuir.
4
5 Essa até pode ter sido a motivação inicial mas desde que ele ganhou
6 suporte oficial e passou a ser distribuido no livecd esse argumento ja
7 perde a validade.
8
9 Esse seu argumento serve, por exemplo, para o yacleaner, um script não
10 oficial feito em python por alguém que tinha um problema e
11 conhecimento suficiente para resolve-lo e que depois resolveu
12 distribui-lo e suporta-lo e que ganhou alguma popularidade por prover
13 um serviço útil e que o portage ainda não fazia que era o de limpar os
14 distfiles antigos, que não eram mais referenciados por ebuild alguma.
15 Desde que o gentoolkit passou a trazer junto consigo o eclean, também
16 um script em python para fazer esse mesmo trabalho, porém agora
17 oficial do projeto gentoo, o yacleaner deixou de ser usado.
18
19 Aqui o link para a documentação de projeto do instalador, de 2004, já
20 planejando que ele ia suportar coisas que ele não suporta ainda hoje e
21 que uma de suas vantagens seria justamente prover uma interface
22 amigável para quem não se sente seguro o suficiente para seguir o
23 método de instalação padrão:
24 http://www.gentoo.org/proj/en/releng/installer/design.xml
25
26 > Temos de fato uma situação com dois lados inconsiliáveis: por um lado, distribuir um instalador gráfico gera esse tipo de coisa que você colocou das perguntas de novatos (newbie). Mas se "atacarmos" iniciativas como essas, vai acontecer que cada vez que alguém precisar de algo mais automático, terá de escrever por si mesmo, reinventar a roda pra uso pessoal, que é justamente o que o software livre pretendia evitar.
27
28 Sim, mas a minha principal reclamação é a de que o instalador gráfico
29 se propõem a prover um ambiente "amigável" para aqueles que não tem
30 conhecimento suficiente para fazer a instalação padrão do gentoo.
31
32 Se ao invés desse instalador inspirado nas outras distros fosse uma
33 interface bem mais simples que tivesse o objetivo apenas de facilitar
34 algumas tarefas de quem já estava acostumado a fazer a instalação
35 manual eu não teria porque ter algo contra. E provavelmente eu mesmo
36 usaria ele de vez em quando.
37
38 A única vez que eu resolvi usar o instalador para fazer uma instalação
39 sem rede e mais prática eu acabei descobrindo no primeiro emerge
40 --depclean, algumas semanas depois, que o instalador não colocou nada
41 no /var/lib/portage/world e todo o gnome e o openoffice que o próprio
42 instalador avia instalado de forma muito prática pra mim haviam sido
43 removidos do sistema pelo portage. Resultou que eu passei mais
44 trabalho refazendo as coisas que o instalador deveria ter feito
45 direito do que se eu tivesse instalado manualmente e apenas gerado os
46 pacotes binários a partir do livecd, com o quickpkg.
47
48 > A solução ? Não sei, mas de minha parte prefiro ter as alternativas disponíveis e ignorar os "newbies" até onde for razoável dentro do contexto da filosofia do Gentoo. Mas concordo que provavelmente é melhor que instalador *oficial* só seja o método original e tradicional.
49
50 A solução poderia ser essa que eu falei, um simples programinha que
51 nem precisava ser feito em ncurses para rodar os comandos pra ti e,
52 quem sabe, adicionalmente, ter a opção de gerar binários a partir do
53 livecd e usa-los na instalação ao invés de pegar os pacotes da rede.
54
55 Para quem não tem conhecimento suficiente para instalar o gentoo via
56 handbook? Bom, fazer o que, não posso ter algo contra essas pessoas,
57 afinal eu ja fui uma delas. Só o que posso dizer a elas é que façam a
58 mesma coisa que eu fazia enquanto não tinha competência para instalar
59 e manter um gentoo, usem outra distro, elas estão aí para isso mesmo.
60
61 []s