From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Sistema inteiro em volume lógico ?
Date: Fri, 30 May 2008 02:24:56
1 2008/5/29 Cleverson <clever92000@×××××××××.br>:
2 > Caríssimos
3 >
4 > Dias atrás escrevi sobre instalar o Gentoo via Colinux e acabou que tive
5 > de ir cuidar de outras coisas. Mas agora tenho outra questão:
6 >
7 > Possuo um só HD que já está bastante tomado, e pensei em instalar o sistema completo em uma ou mais
8 > partições lógicas com ajuda do LVM, mas andei lendo que um setup desses
9 > é mais fácil dar problemas de boot e corromper arquivos. Caso alguém já tenha instalado ou
10 > saiba de casos reais,
11 > poderia por gentileza dizer se o risco é mesmo maior que em partições
12 > físicas ?
13 >
14 > Existe perda de performance ? Se
15 > positivo, em quais situações e de quanto mais ou menos ?
18 Uso LVM em um server com 3 discos SCSI em RAID 5 (software) e nunca
19 tive problemas... Basta ter certeza que a infraestrutura de energia é
20 boa, e mesmo com falhas, o sistema se recupera tranquilamente. Nunca
21 tive corrupção de dados, o que passei foi por uma "perda" das
22 partições por um initrd mal feito, mas um LiveCD resolveu. Problema de
23 boot é ter que usar o initrd, hehehe. Sei que existe jeito de não
24 usar, mas me pareceu mais simples, e portanto, é o setup que uso.
25
26 Em resumo, nunca tive problemas. Mesmo com um disco corrompido, tanto
27 o sistema LVM quanto o RAID permaneceram intactos, na verdade, o RAID
28 recuperou tudo, e o LVM nem viu o que aconteceu, hehehe.
31 Daniel da Veiga
32 --
33 gentoo-user-br@l.g.o mailing list