From: Thiago Nunes <thiagonunesrs@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo vs. Debian no servidor
Date: Fri, 30 May 2008 11:47:38
1 2008/5/29 Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>:
2
3 > queria saber quais são as opiniões de vocês, para servidor, Gentoo ou
4 > Debian? Quais as reais vantagens e desvantagens?
5
6 Bom, perguntando isso numa lista de gentoo tu ja deves saber mais ou
7 menos que respostas esperar. É interessante também lançar essa
8 pergunta numa lista de debian, claro que também já esperando uma certa
9 resposta. Depois tu ve quem defendeu sua distro melhor.
10
11 > O Debian tem uma tradição de segurança e estabilidade, porém, essa
12 > estabilidade vem às custas de versões mais antigas e amplamente
13 > testadas de pacotes. E quando você precisa de alguma feature só
14 > disponível em uma versão mais atual, misturar pacotes de versões
15 > diferentes do Debian me parece um processo bem doloroso. Talvez seja
16 > minha familiaridade com o Gentoo e a não-familiaridade com o Debian,
17 > mas eu acho esse tipo de coisa muito mais fácil de ser feita no
18 > Gentoo. Um exemplo recente que eu posso citar é o PotgreSQL 8.3.
19 > Também o fato das versões (e classificação de estável, teste, etc) ser
20 > feita por pacote e não por distribuição é algo que me agrada muito com
21 > administração de um servidor.
22
23 Eu usei debian muito tempo e eu era um desses "debian-mental" que diz
24 que só o debian é o caminho da salvação.
25
26 Com debian eu não tinha vários recursos que quem usa gentoo tem hoje
27 com o portage, e quando eu sentia falta deles eu achava que era assim
28 mesmo e que compilar os próprios pacotes, misturar versões e trocar o
29 programa que faz o download dos pacotes era coisa pra desenvolvedor e
30 eu estava querendo fazer "coisa que não se faz".
31
32 Felizmente eu experimentei o gentoo por curiosidade, instalei no meu
33 micro e fui configurando ele aos poucos. Levei uns dois meses pra
34 deixar próximo do que eu queria no meu computador, mas quando cheguei
35 nesse ponto eu parei e pensei: eu tinha debian e gentoo no computador,
36 meu debian estava funcionando direitinho, mas meu gentoo já estava
37 funcionando mais direitinho que o debian, eu estava mais empolgado
38 usando ele, estava com muitas idéias pra implementar no gentoo e quase
39 nenhuma no debian, já conhecia melhor meu sistema gentoo do que o
40 debian e praticamente não usava mais meu debian. Aí eu percebi que
41 tinha me tornado um usuário de gentoo. Com o tempo eu fui me
42 debiandesmentalizando e hoje, como um usuário de gentoo, eu consigo
43 respeitar a opinião de todo mundo numa boa, seja lá o que a pessoa
44 quizer usar. Sei que o gentoo, apesar de corresponder as minhas
45 espectativas como distribuição,. não é a salvação da humanidade (:-P)
46 e não é a distribuição indicada para qualquer pessoa.
47
48 > Era dispensável dizer, mas não custa reforçar: quero levantar uma
49 > discussão técnica, sem flames.
50
51 Claro, totalmente técnica, flame war é coisa de gente imatura.
52
53 A propósito, o debian é uma m******, gentoo rulez.
54
55 []s