From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: [gentoo-user-br] Gentoo vs. Debian no servidor
Date: Thu, 29 May 2008 23:12:53
1 E aí pessoal,
2
3 queria saber quais são as opiniões de vocês, para servidor, Gentoo ou
4 Debian? Quais as reais vantagens e desvantagens?
5
6 O Debian tem uma tradição de segurança e estabilidade, porém, essa
7 estabilidade vem às custas de versões mais antigas e amplamente
8 testadas de pacotes. E quando você precisa de alguma feature só
9 disponível em uma versão mais atual, misturar pacotes de versões
10 diferentes do Debian me parece um processo bem doloroso. Talvez seja
11 minha familiaridade com o Gentoo e a não-familiaridade com o Debian,
12 mas eu acho esse tipo de coisa muito mais fácil de ser feita no
13 Gentoo. Um exemplo recente que eu posso citar é o PotgreSQL 8.3.
14 Também o fato das versões (e classificação de estável, teste, etc) ser
15 feita por pacote e não por distribuição é algo que me agrada muito com
16 administração de um servidor.
17
18 Num servidor, o "problema" do tempo de compilação do Gentoo é
19 praticamente insignificante ao meu ver. Ao contrário de um desktop,
20 dizer pra um usuário que ele precisa esperar 40 minutos pra instalar o
21 gimp quando ele só precisa fazer um edição simples em uma imagem antes
22 de enviá-la por e-mail não é algo agradável.
23
24 Tem muitos outros pontos para comentar e comparar, mas queria saber um
25 pouco da opinião de vocês.
26
27 Era dispensável dizer, mas não custa reforçar: quero levantar uma
28 discussão técnica, sem flames.
32 Fabiano.
33 --
34 gentoo-user-br@l.g.o mailing list