From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Qual Handbook eu sigo para instalar um Xeon 64?
Date: Wed, 30 Apr 2008 16:45:29
1 2008/4/30 Marcus Vinicius <mvleandro@×××××.com>:
2 > Continuando o bate-papo,
3 >
4 > Gostaria de saber se dá para fazer RAID com o mdadm completo, ou seja.
5 >
6 > Tenho 4 hds, quero fazer um RAID 1+0, sendo que até hj eu sempre fiz
7 > isso tendo uma partição sepadara de boot montada em /boot.
8 >
9 > Há como eu fazer o RAID total com todos os hds e passar algum
10 > parâmetro para o kernel no GRUB de forma que ele entenda isso?
13 Não vejo nenhum problema, aliás, te aconselho a criar o RAID de forma
14 que a partição de boot fique em RAID 1, assim, quando o seu bootloader
15 carregar, ele vai enxergar a partição sem problemas no disco (afinal,
16 ela é uma partição normal), e carregar o kernel e o INITRD, e quando o
17 init carregar, os drivers RAID fazem o resto, reconhecendo os arrays.
18
19 Lembre-se que uma partição que está em RAID 1 é um espelho, e pode ser
20 montada da maneira tradicional, sem os drivers RAID carregados, e sem
21 parâmetros especiais.
22
23 Vou até me meter um pouco. Te aconselho a criar um RAID 1 da partição
24 BOOT, criar o array RAID 1+0 para o resto, e usar LVM para gerenciar
25 partições no array 1+0. Tem um howto completo na documentação do
26 Gentoo de como fazer isso. Uso em meu servidor doméstico, e é uma
27 beleza: segurança + praticidade + flexibilidade.
30 Daniel da Veiga
31 --
32 gentoo-user-br@l.g.o mailing list