From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Xorg 1.5
Date: Thu, 23 Apr 2009 18:31:14
1 2009/4/23 Renan Manola <rmanola@××××××××.br>:
2 > 2009/4/23 Nelson(yunakaof) <yunakaof@×××.br>
3 >>
4 >> Aconteceu algo parecido comigo,
5 >> Depois de uma atualizacao do Xorg é imprescidivel
6 >> recompilar todos os modulos que depois sao colocados
7 >> em /usr/lib/xorg/modules, é melhor conferir as datas
8 >> dos arquivos, se eles forem mais antigos que os aquivos
9 >> do Xorg, fica dando erro direto.
10 >>
11 >> Nao esqueca de colocar a variavel ( com sua lista de placas )
12 >> VIDEO_CARDS="i915 intel trident fbdev vesa mga tdfx"
13 >> no /etc/make.conf
14 >>
15 >> Voce acha os nomes dos pacotes em
16 >> /usr/portage/x11-drivers/
17 >>
18 >> Se seguir a receita como esta em
19 >> http://www.gentoo.org/doc/en/xorg-config.xml
20 >> deveria funcionar, mas ja ocorreu de ter que
21 >> fazer uma emerge --update manualmente nestes pacotes.
22 >>
23 >> Nelson
26 > Eu também atualizei meu xorg esses dias. O guia que usei foi esse:
27 > http://www.gentoo.org/proj/en/desktop/x/x11/xorg-server-1.5-upgrade-guide.xml
28 >
29 > Segui o tutorial do link acima, usando o evdev e hal. No caso, tive que
30 > instalar o xf86-input-evdev e substituir a linha do driver do teclado do
31 > xorg.conf de "kdb" para "evdev". Após isso eu tive que recompilar os drivers
32 > de input e o driver da minha placa de vídeo (nvidia) para o Xorg poder
33 > funcionar.
34 >
35 > Aproveitando o e-mail, alguém pode me apontar quais melhorias "visíveis"
36 > essa atualização traz para nós, usuários finais?
39 Em termos de visibilidade, apenas os usuários que tiverem o hardware
40 melhor suportado nessa release vão notar uma grande diferença, isso
41 vai incluir quem tem um hardware gráfico mais atual. Existem muitos
42 reports de gente com ganhos significativos com novas versões dos
43 drivers compatíveis com o novo Xorg.
44
45 No entanto, o que realmente aconteceu foram grandes mudanças no
46 código, que geraram incompatibilidade com vários drivers antigos
47 (alguns mais estáveis e com melhor performance inclusive que os novos)
48 com placas mais antigas. Essas mudanças eliminaram bugs antigos, que
49 estavam prendendo o desenvolvimento, e a mudança era inevitável. Além
50 disso estávamos muito atrás do upstream, e tava na hora de atualizar.
51
52 Isso é tudo retirado de comentários no blog dos desenvolvedores e
53 pesquisa quando meu Xorg parou de funcionar, hehehehe. Prá mim, o bom
54 disso tudo foi que fui forçado a atualizar o kernel, que estava na
55 2.6.21 ainda....
56 --
57 Daniel da Veiga