From: Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo com 8GB RAM
Date: Thu, 27 Nov 2008 15:52:59
1 Olá Fernando!
2
3 Interessante essa possibilidade integrar os patches com genkernel.
4 Dei uma "googleada" agora, que me remeteu à url
5 http://www.gentoo.org/doc/en/genkernel.xml
6 Porém não fala nada sobre essa "feature" de aplicar os meus custom patches.
7
8 Sobre a opção do CONFIG_HIGHMEM64G eu estava sabendo... porém acho isso um pouco de "gambiarra" (o tal do PAE).
9 A preferência é por rodar certinho... com amd64... como manda o figurino. =)
10
11 Além do mais, tem o lance do VMSPLIT... não adianta eu ter 8GB de RAM se um único processo não consegue fazer uso de toda essa memória.
12 http://linuxator.wordpress.com/2008/11/07/having-more-than-4gb-of-ram-on-x86-linux/
13
14 Sds,
15 Eduardo.
16
17 From: Fernando Farias
18 Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo com 8GB RAM
21 Bem, não vai haver muitos problemas de portar codigo do x86 para x86_64, pois a recomendação dos compiladores é que use variaveis com endereçamentos maiores, exemplo variveis que em x86 são declaradas com "int" em x86_64 devem ser declaradas em "long int" e por ai vai. :)
22
23 Quanto ao kernel desde que mantenha a opção CONFIG_HIGHMEM64G=y , não haverá problemas com o reconhecimento de memória, a não ser que esteja querendo colocar mais 56 GB :D. Estão pode colocar os seus patchs sem problemas. Ah! não esuqece de habilitar o SMP também, é dependência do HIGHMEM.
24
25 Existe a possibilidade de integrar tudo com genkernel ficaria bem interesante pois não terias problemas de aplicar os patchs, quando for atualizar o kernel.
26
27 Espero ter ajuado
28
29 Fernando Farias
30 CTIC - UFPA
31 GERCOM - UFPA
35 2008/11/27 Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
36
37 Eu tenho muito medo do Squid em amd64... rsrsr.
38 Eu não posso usar o genkernel porque tenho patches para instalar no kernel.
39 São sources baixados do site do tproxy e aplicados.
40
41 Na verdade, não são somente para o kernel.. são para o iptables e para o próprio squid também.
42
43 Eu já consegui utilizá-lo em um Gentoo... montei ebuilds para isso (iptables e squid) e instalei.
44 Mas era x86... rodando com pouca RAM... somente para fazer laboratório.
45
46 Sds,
47 Eduardo.
48 From: Fernando Farias
49 Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo com 8GB RAM
52 Bem, concordo com Gustavo. Por quê não iria funcionar? se você usou o genkernel para compilar o kernel por padrão ele ja vem habilitado para reconhecer mais de 2 GB de memória, caso contrário voce deve habilitá-lo quando for compilar o kernel gentoo-sources.
53
54 Fernando Farias
57 2008/11/27 Gustavo F. Padovan <gfpadovan@×××××.com>
58