From: Fernando Farias <fernnf@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo com 8GB RAM
Date: Thu, 27 Nov 2008 15:41:32
1 Bem, não vai haver muitos problemas de portar codigo do x86 para x86_64,
2 pois a recomendação dos compiladores é que use variaveis com endereçamentos
3 maiores, exemplo variveis que em x86 são declaradas com "int" em x86_64
4 devem ser declaradas em "long int" e por ai vai. :)
5
6 Quanto ao kernel desde que mantenha a opção CONFIG_HIGHMEM64G=y , não haverá
7 problemas com o reconhecimento de memória, a não ser que esteja querendo
8 colocar mais 56 GB :D. Estão pode colocar os seus patchs sem problemas. Ah!
9 não esuqece de habilitar o SMP também, é dependência do HIGHMEM.
10
11 Existe a possibilidade de integrar tudo com genkernel ficaria bem
12 interesante pois não terias problemas de aplicar os patchs, quando for
13 atualizar o kernel.
14
15 Espero ter ajuado
16
17 Fernando Farias
18 CTIC - UFPA
19 GERCOM - UFPA
22 2008/11/27 Eduardo Schoedler <eschoedler@×××××××××××.br>
23
24 > Eu tenho muito medo do Squid em amd64... rsrsr.
25 > Eu não posso usar o genkernel porque tenho patches para instalar no kernel.
26 > São sources baixados do site do tproxy e aplicados.
27 >
28 > Na verdade, não são somente para o kernel.. são para o iptables e para o
29 > próprio squid também.
30 >
31 > Eu já consegui utilizá-lo em um Gentoo... montei ebuilds para isso
32 > (iptables e squid) e instalei.
33 > Mas era x86... rodando com pouca RAM... somente para fazer laboratório.
34 >
35 > Sds,
36 > Eduardo.
37 >
38 > *From:* Fernando Farias <fernnf@×××××.com>
39 > *Subject:* Re: [gentoo-user-br] Gentoo com 8GB RAM
40 >
41 > Bem, concordo com Gustavo. Por quê não iria funcionar? se você usou o
42 > genkernel para compilar o kernel por padrão ele ja vem habilitado para
43 > reconhecer mais de 2 GB de memória, caso contrário voce deve habilitá-lo
44 > quando for compilar o kernel gentoo-sources.
45 >
46 > Fernando Farias
47 >
48 > 2008/11/27 Gustavo F. Padovan <gfpadovan@×××××.com>