From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo apartir do Ruindo$
Date: Fri, 15 Aug 2008 02:56:34
1 > Tah desculpa Fabiano.... na próxima eu compilo tudo no braço... nem make vou
2 > usar :p
3
4 uahuhauh
5
6 tah, uma coisa eh ser newba, a outra eh sado-masoquisita, hehehe
7
8 mas serio, tente configurar o kernel com o menuconfig, eh bem susse,
9 nas primeiras vezes vc sempre esquece um ou outro driver, mas eh soh
10 voltar e recompilar rapidinho. depois q compila o kernel a primeira
11 vez, as proximas ficam bem rapidas, pois ele aproveita mta coisa
12 compilada jah.
13
14 o mais grave q vc pode esquecer eh os drivers do sistema de arquivos
15 ou controladora do hd, daih vc nao consegue bootar, tem q por o live
16 de novo e dar um chroot. vc tmb pode usar o lspci pra ver ser hardware
17 e a maioria do q vc vai precisar. eu acho mto mais pratico configurar
18 o kernel na mao, nao precisa dos initrd da vida, nem ficar carregando
19 modulos nem nda, alem de compilar mto mais rapido, o kernel fica bem
20 menor tmb e carrega mais rapido do hd.
21
22 um outra dica q poucos usam e eu gosto bastante eh o "make install".
23 eu uso junto com a opcao "local version" do kernel. vou aproveitar e
24 explicar essa combinacao, caso alguem não saiba pode aproveitar:
25
26 na configuração do kernel, existe uma opcao, CONFIG_LOCALVERSION, que
27 eh uma string que ele anexa a versao do kernel e bem util para vc
28 separar e organizar varias configuracoes do mesmo kernel. pelo "make
29 menuconfig" vc pode setar essa opcao no menu "General Setup", é a
30 opção "Local version".
31
32 por exemplo, eu costumava ter o mesmo kernel compilado para amd e para
33 intel, colocava essa string como "-k8" e "-p4" respectivamente. e
34 ainda costumo adicionar um "-f1" pra eu saber q n eh um kernel
35 generico (f de fabiano =P) e 1 eh o numero da compilacao. por exemplo,
36 eu tenho um kernel funcionando tudo redondinho, "-k8-f1", quero fazer
37 uns teste com tcp e com bridges, vou mudando cada kernel para
38 "-k8-f2", "-k8-f3", para meus kernels "finais", e qndo em teste, por
39 exemplo "-k8-tmp" ou "-k8-tmp1", etc.
40
41 assim, se vc tiver mtos kernels especificos e/ou para varias
42 distribuicoes usando o mesmo /boot, fica bem mais facil organizar. e o
43 mais legal eh q isso nao fica apenas no nome do arquivo do kernel, por
44 exemplo, se vc digitar:
45
46 # uname -sr
47 Linux 2.6.26-tuxonice-k8-f1
48
49 agora sobre o make install: se vc tiver /boot montado e o grub ou lilo
50 instalado (nunca fiz com o lilo), o make install copia o kernel, o
51 system.map e o config para /boot com os nomes certos das versoes e o
52 local version e cria links simbolicos para eles. tmb renomeia os
53 links antigos para .old.
54
55 veja uns ls do meu /boot pra entender melhor:
56
57 na minha ultima compilacao, o "make install" copiou esses arquivos
58 para o meu /boot:
59 vmlinuz-2.6.26-tuxonice-k8-f1
60 System.map-2.6.26-tuxonice-k8-f1
61 config-2.6.26-tuxonice-k8-f1
62
63 e os links pra eles:
64 vmlinuz -> vmlinuz-2.6.26-tuxonice-k8-f1
65 System.map -> System.map-2.6.26-tuxonice-k8-f1
66 config -> config-2.6.26-tuxonice-k8-f1
67
68 e links anteriores (kernel 2.6.25) ficaram:
69 config.old -> config-2.6.25-tuxonice-r6-k8-f1
70 System.map.old -> System.map-2.6.25-tuxonice-r6-k8-f1
71 vmlinuz.old -> vmlinuz-2.6.25-tuxonice-r6-k8-f1
74 qual a vantagem disso? sao varias, alem da organizacao e de nao
75 precisar copiar os arquivo na mao cada vez q recompilar o kernel, vc
76 nao precisa mais mexer na configuracao do gerenciador de boot. no meu
77 grub eu deixo duas entradas, uma pra vmlinuz e a outra pra
78 vmlinuz.old. assim, toda vez q eu recompilo um kernel, eh soh dar um
79 make install q ta td pronto e eh soh reiniciar, mais nada. e se por
80 ventura alguma coisa nao der certo, eh soh escolher a opcao .old q
81 estava funcionando antes.
82
83 soh nao eskeca q se alguma configuracao nao der certo, antes de
84 recompilar o kernel, restaure os links, movendo os .old em cima dos
85 originais, se nao, se a nova compilacao tmb nao der certo, pode ser q
86 vc nao consiga bootar e precise do live. mas nesse caso, se vc lembrar
87 o nome completo do ultimo kernel q tava funcionando, vc pode digita-lo
88 no grub.
89
90 depois q vc pegar gosto por recompilar o kernel, (eu conheco gent q
91 ficou viciado nisso, conheci um kra q recompilava o kernel no minimo
92 3x por dia senao começava tremer) tem outra coisa legais, por exemplo
93 se vc tiver modulos externos, como drivers proprietarios (como video,
94 wireless, webcam, etc) e outros como kqemu e virtualbox, existe um
95 utilitario do gentoo pra recompila-los automaticamente, o
96 sys-kernel/module-rebuild. mas isso fica pra outro capitulo =P
97
98 t+