From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] usuários gentoo força comunidade
Date: Mon, 14 Jul 2008 20:18:44
1 2008/7/14 Tulio Cesar <mastertux@××××××××.org>:
2 > Sou usuario de gentoo desde 2003 quando no canal ficavam somente eu,
3 > minemonics, gondim e angus.
4 > No inicio gentoo é muito legal sim pra vc brincar se aperfeiçoar mais no
5 > sistema operacional otimizar coisas etc.
6 > Mas hoje em dia tempo é dinheiro e quase ninguem mais tem tempo pra poder
7 > ficar compilando milhares de pacotes imagina manter um monte de maquinas com
8 > hardwares diferentes e compilando cada uma. Sei que existe mil maneiras de
9 > se agilizar isso mas mesmo assim é um processo mais lento que as
10 > distribuições binarias. E a comunidade gentoo no Brasil me parece que esta
11 > diminuindo, acredito que em função do que eu falei por que eu mesmo não
12 > estou mais usando Gentoo pois trabalho agora numa fabrica de softwares e
13 > aqui tempo é dinheiro. Mas continuo montando alguns servidores Gentoo por
14 > ai.
15
16 Me permita discordar. É possível tornar o Gentoo otimizado e rápido
17 (tanto na instalação quanto na manutenção) se investir o tempo que se
18 gastaria compilando com uma configuração expansível. O bom do Gentoo é
19 isso, as milhares de possibilidade, a simplicidade e a facilidade de
20 torná-lo melhor para uma situação específica. Tanto em casa (4
21 máquinas) como no serviço (2 servidores e 3 clientes especializados, e
22 mais 80 estações windows) tenho um setup que mantêm todos os
23 servidores e clientes linux atualizados e funcionando perfeitamente,
24 de forma praticamente automatizada, tropeçando aqui e ali em uma
25 configuração (tem ficado cada vez mais raro, ainda mais quando parei
26 de usar ~ em algumas máquinas).
27
28 Me atrevo a dizer que é possível fazer do Gentoo a melhor distro
29 "binária" que existe, e não é tão difícil. Mesmo em máquinas
30 heterogêneas.
31
32 O problema é que algumas empresas (inclusive a minha) acham que tempo
33 de configuração é tempo perdido e acabam por refutar projetos mais
34 demorados, optando por soluções rápidas e que depois tornam uma dor de
35 cabeça a atualização, como é o caso de distros binárias e a
36 distribuição por releases.
37
38 Eu (com um pouco de sorte, e muito esforço) mudei a mentalidade da
39 chefia local e hoje em dia passo BEM menos tempo lidando com upgrades
40 e bem mais tempo desenvolvendo novas ferramentas. Pena que não mantive
41 um histórico para poder grafar isso e usar como material de apoio, mas
42 os resultados são evidentes.
45 Daniel da Veiga
46 --
47 gentoo-user-br@l.g.o mailing list