From: Alexandre Marcolino <marcolino@×××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] A amargo gosto da derrota.
Date: Thu, 19 Apr 2007 18:40:33
1 VIVA!
2
3 Allguem que me entendeu.
4
5 Em 19/04/07, Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com> escreveu:
6 >
7 > Pra mim não faz diferença. Se você perguntar em que idioma estava a
8 > última máquina que eu usei, e tiver sido inglês, capaz deu nem
9 > lembrar.
10 >
11 > Mas conheço gente de outras distribuições que já tentou usar gentoo, e
12 > disse que o problema foi a falta de documentação em português.
13 >
14 > Não deve ser motivo de orgulho usar um linux todo em inglês. É triste
15 > TER que saber inglês por necessidade, e não por opção.
16 >
17 > Eu admiro o trabalho dos tradutores, pois acho uma das tarefas mais
18 > altruístas que alguém pode assumir numa distribuição. Explico:
19 > qualquer outra área em que você venha desenvolver, provavelmente é por
20 > gosto, afinidade e/ou necessidade. E de qualquer forma, desenvolvendo
21 > naquela área, você está pesquisando, aprendendo, de certa forma,
22 > desenvolvendo seu lado intelectual/profissional.
23 >
24 > Os tradutores não, se eles tão traduzindo, é porque já sabem a língua
25 > nativa do documento, eles não precisam daquela tradução, o resultado é
26 > últil apenas para os outros.
27 >
28 > Eu conheci um cara que vivia reclamando que não tinha documentação em
29 > português para linux (há muito tempo atrás, quando quase não tinha
30 > mesmo), e ficava chamando os desenvolvedores brasileiros de
31 > preguiçosos e egoístas, porque sabiam inglês e não traduziam, porque
32 > pra eles não importava.
33 >
34 > Depois de alguns anos, voltei a falar com ele, lembrar coisas do
35 > passado, e perguntei se ele tava sofrendo muito com a falta de inglês.
36 > Ele disse que não, tinha feito uns intensivos e agora lia tudo em
37 > inglês. Perguntei se ele já havia traduzido alguma coisa, visto que
38 > ele já tinha sofrido por não saber inglês. A resposta foi imediata:
39 > "não, agora não preciso mais".
40 >
41 > Conhecer inglês, e ainda inglês técnico, pode ser necessidade sim para
42 > profissionais da área (necessidade, não obrigação). Mas infelizmente
43 > isso afasta todo o resto do público.
44 >
45 > Por isso acho tão importante projetos como BrOffice, CDDBR, etc.
46 >
47 > []s
48 >