From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] A amargo gosto da derrota.
Date: Thu, 19 Apr 2007 18:29:11
1 Pra mim não faz diferença. Se você perguntar em que idioma estava a
2 última máquina que eu usei, e tiver sido inglês, capaz deu nem
3 lembrar.
4
5 Mas conheço gente de outras distribuições que já tentou usar gentoo, e
6 disse que o problema foi a falta de documentação em português.
7
8 Não deve ser motivo de orgulho usar um linux todo em inglês. É triste
9 TER que saber inglês por necessidade, e não por opção.
10
11 Eu admiro o trabalho dos tradutores, pois acho uma das tarefas mais
12 altruístas que alguém pode assumir numa distribuição. Explico:
13 qualquer outra área em que você venha desenvolver, provavelmente é por
14 gosto, afinidade e/ou necessidade. E de qualquer forma, desenvolvendo
15 naquela área, você está pesquisando, aprendendo, de certa forma,
16 desenvolvendo seu lado intelectual/profissional.
17
18 Os tradutores não, se eles tão traduzindo, é porque já sabem a língua
19 nativa do documento, eles não precisam daquela tradução, o resultado é
20 últil apenas para os outros.
21
22 Eu conheci um cara que vivia reclamando que não tinha documentação em
23 português para linux (há muito tempo atrás, quando quase não tinha
24 mesmo), e ficava chamando os desenvolvedores brasileiros de
25 preguiçosos e egoístas, porque sabiam inglês e não traduziam, porque
26 pra eles não importava.
27
28 Depois de alguns anos, voltei a falar com ele, lembrar coisas do
29 passado, e perguntei se ele tava sofrendo muito com a falta de inglês.
30 Ele disse que não, tinha feito uns intensivos e agora lia tudo em
31 inglês. Perguntei se ele já havia traduzido alguma coisa, visto que
32 ele já tinha sofrido por não saber inglês. A resposta foi imediata:
33 "não, agora não preciso mais".
34
35 Conhecer inglês, e ainda inglês técnico, pode ser necessidade sim para
36 profissionais da área (necessidade, não obrigação). Mas infelizmente
37 isso afasta todo o resto do público.
38
39 Por isso acho tão importante projetos como BrOffice, CDDBR, etc.
40
41 []s
42