From: Thiago <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problemas com HD Externo USB
Date: Sat, 15 Jul 2006 07:01:06
1 Realmente problemas com processos que entram em D (Uninterruptible sleep
2 (usually IO), segundo o man do ps) costumam dar bastante dor de cabeça.
3
4 Nesses últimos dias eu estou com um problema assim com um computador que
5 monta os distfiles via NFS, é só dar um emerge que assim que ele tenta
6 fazer o md5 do fonte ele trava e não tem jeito. Como se não bastasse o
7 emerge travar, a partir daí todos os programas que tentam ler essa pasta
8 montada via NFS também travam. Agora, o mais estranho é que é só com o
9 emerge que isso acontece, pois já copiei centenas de megabytes para essa
10 pasta com o cp e não tem nenhum problema, é só não dar emerge que ela se
11 comporta direito (Q locura!!!).
12
13 Não sei como ficar contando meus "causos" vai te ajudar, mas me deu uma
14 idéia. Tenta fazer diversas coisas com essa HD, copiar arquivos pra ela e
15 dela pro computador também, ve se o problema só acontece quando tu usa o
16 amanda. Faz o que o Alexandre te disse também, testa com outros sistemas
17 de arquivos, por mais bizarro que pareça... nunca se sabe...
18
19 Mas acho que estás enganado em um outro detalhe. Não é recomendado o uso
20 de partições ext2 justamente porque no caso de uma queda de energia ou
21 falha do sistema é necessário passar fsck na partição, quem usa Windows vê
22 isso toda hora (ou você achava que FAT tinha journaling ;-). Justamente a
23 vantagem de se usar um sistema de arquivos com Journaling é que na hora da
24 remontagem o journaling tem registrado o que ficou pendente na hora da
25 falha, então é possível resolver as possíveis inconsistências rapidamente
26 ao invés de sair fazendo fsck partição afora. E é só pensar um pouquinho
27 pra se chegar a essa conclusão, porque um sistema de arquivos tão frágil
28 que morre a primeira queda de luz seria o padrão do linux durante anos.
29 Lembra da época que você ainda usava windows? ;-P Faltava luz bem no meio
30 daquela partida emocionante de StarCraft que tu tava jogando com uns
31 gringo loko pra te kicka por causa do teu lag da internet discada que tu
32 (ou teu pai) pagava 30 conto por mês pra ter, e ainda tinha que ficar
33 disputando a tapa uma conexão no sábado a noite porque sempre dava
34 ocupado. E mesmo assim depois era só ligar o micro e esperar o scandisk
35 (quando esperava) que tudo tava lá dinovo.
36
37 Bom, era isso. Desculpem o momento nostalgia.
38
39 > Não pelo fato do journal, mas pelas permissões, se eu mounto fat como
40 > root,
41 > então todas as permissões são do root, se eu monto como mortal_user, as
42 > permissões são do mortal user e assim por diante, daí vc me fala, no mount
43 > você defini o uid e o gid, mas se um terceiro usuário comum quiser
44 > utilizar??... logo qualquer sistema de arquivos linux é melhor que o da M$
45 > ;) e jounaling é importante em qualquer situação, pois em caso de erros um
46 > simples fsck já resolve metade dos problemas...
47 >
48 > att.