From: yermandu <yermandu@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] como gerenciar múltiplas placas de áudio no kde/alsa?
Date: Thu, 18 Aug 2011 03:47:24
João não uso o kde, mas tive problemas pq uso jack audio kit como servidor
de audio e algumas aplicações não tem suporte ao jack, isso me é uma dor de
cabeça e tenho que ficar entrando e saindo do jack dependendo do software
que uso. Vou dar te algumas sugestões que poderá auxilia-lo na empreitada.

Solução .asoundrc
Controle de placas através do asoundrc . Essa foi uma das alternativas que
encontrei é trabalhoso mas com a configuração certa fica como um 'case
switch'. A idéia é criar uma lista de placas e plugins disponiveis do audio
para o alsa. Você tera que colocar todas as placas suas de saida e captura.
Aqui vai um exemplo de como configurei o meu ~/.asoundrc
http://paste.pocoo.org/show/460024/ depois de muitas horas de tentativas.

http://alsa.opensrc.org/.asoundrc
http://www.alsa-project.org/main/index.php/Asoundrc

Tu citaste que a webcam vem com microfone, o aplay lista apenas as saidas
por isso ela não é listada, o comando arecord é quem vai listar as capturas
de audio, use com os parametros -l ou -L.

Para efetuar os testes tenha certeza que sua placa esteja com a intensidade
sonora alto, e desmutada, dê preferência para usar o amixer ao invés do
alsamixer, e desmute suas placas de caputras

# amixer set Capture 100% unmute

Você também pode usar o kmix do kde ou o volti em gtk é muito bom tb.

Solução Gambi
Essa é da hora. e simples
instale o alsa-oss no kernel inclua SND_ALOOP como modules,
suba o modulo snd-aloop
e teste veja se rolou
 o snd aloop faz um background de colheita de entradas e saida de audio com
oss quando der o aplay e arecord vai notar o loopback são 7 canais de
entrada e 7 de saida que ele roteia.

Veja mais nesse topico
http://www.linuxmusicians.com/viewtopic.php?f=19&t=2636

Solução Pulseaudio
Você pode tb usar o pulseaudio p controlar o som, mas eu ignoro
completamente o pulseaudio.

Bem espero que tenha ajudado um pouco mais.
Boa Sorte

Em 17 de agosto de 2011 20:31, João Matos <jaoneto@×××××.com> escreveu:

> Caros, > > Comprei uma webcan usb que vem com microfone, e isso tem se mostrado um > problema! > > O amarok e os sons do kde funcionam normalmente, basta deixar o phonon > configurado. Porém o mplayer, vcl, kaffeine, e quaisquer outras coisas que > produzam som fora do kde estão se perdendo (emesene...). > > procurei alguns artigos, e usei o "aplay -l" para obter o id da minha placa > de audio (on-board intel) e colocar em /etc/asound.conf. Mas isso não > funciona, talvez pq o id das placas fique (lamentávelmente) mudando. Outra > coisa interessante é que cada vez q eu reinicio o sistema (e eu já fiz isso > várias vezes hj) o kd me informa q determinados dispositivos de áudio foram > permanentemente removidos, eu os excluo, mas não vejo nenhum diferença. É > como se os mesmo dispositivos fossem identificados de maneira diferente a > cada vez q eu reinicio a máquina. 0.o > > Tem como fazer tudo no sistema usar o phonon, ou configurar o alsa > devidamente? > > Já tive problemas parecidos antes quando eu usava uma placa de audio off, e > resolvi de uma maneira bem simples: compilei o kernel sem o módulo da placa > onboard. Mas gostaria de gerenciar isso melhor agora, já q os 3 dispositivos > q o sistema reconhece são: a placa onboard da intel, a da nvidia (hdmi) e a > webcam, e eu quero usar as 3. > > konoha shaka # aplay -l > **** List of PLAYBACK Hardware Devices **** > card 0: Intel [HDA Intel], device 0: ALC888 Analog [ALC888 Analog] > Subdevices: 0/1 > Subdevice #0: subdevice #0 > card 2: NVidia [HDA NVidia], device 3: HDMI 0 [HDMI 0] > Subdevices: 1/1 > Subdevice #0: subdevice #0 > card 2: NVidia [HDA NVidia], device 7: HDMI 0 [HDMI 0] > Subdevices: 1/1 > Subdevice #0: subdevice #0 > card 2: NVidia [HDA NVidia], device 8: HDMI 0 [HDMI 0] > Subdevices: 1/1 > Subdevice #0: subdevice #0 > card 2: NVidia [HDA NVidia], device 9: HDMI 0 [HDMI 0] > Subdevices: 1/1 > Subdevice #0: subdevice #0 > konoha shaka # cat /etc/asound.conf > pcm.!default { > type hw > card 0 > } > ctl.!default { > type hw > card 0 > } > > Att, > > -- > João de Matos > Linux User #461527 > Graduando em Engenharia de Computação 2005.1 > UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana >
-- yermandu [at] gmail dot com * ,--./,-. / # \ | | \ / `._,._,' *