From: Daniel da Veiga <danieldaveiga@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Re: [gentoo-user-br] Opiniões e sugestões para layout de partições
Date: Tue, 11 Sep 2012 04:06:50
1 2012/9/11 Pablo Hess <natunobilis@××××××××.org>:
2 >>> LVM é uma bosta em desempenho. :D
3 >>
4 >> Faz sentido. =)
5 >
6 > Faz não. Nenhum.
7 >
8 > E a flexibilidade que se ganha é significativamente maior,
9 > principalmente se você quiser usar máquinas virtuais sobre KVM. Já
10 > experimentou abrigar VMs em arquivos .img em comparação com o uso de
11 > LV's para isso? A diferença de velocidade é gritante *a favor* do LVM.
12 >
13 > Não à toa, algumas distribuições já usam LVM no layout padrão do disco
14 > (exemplos: Fedora e família Red Hat).
15 >
16 > E mesmo sem KVM, cadê os comparativos pra embasar sua afirmação? Os
17 > últimos números que vi nesse sentido foram publicados no Phoronix e
18 > mostraram o mesmo desempenho com e sem LVM. Na verdade, até foi MELHOR
19 > com LVM, mas só porque o teste sem LVM não estava desativando as
20 > barriers, enquanto que o LVM não usava barriers.
23 Até onde eu saiba, LVM não tem impacto significativo na velocidade. No
24 entanto, é mais uma camada de abstração, que torna todo o setup mais
25 complicado (desnecessariamente complicado para uma instalação desktop,
26 no caso). A única razão para se fazer isso seria no uso de VMs, o que,
27 convenhamos, também geralmente não é o caso em um desktop comum, e a
28 performance usando uma partição, um volume lógico ou mesmo uma imagem
29 não vai impedir ninguém de usar o mais fácil (eu ao menos não espero
30 performance gritante de meu XP ou 7 virtualizado, ele não é rápido nem
31 rodando direto no hardware).
32
33 Então, se a performance não é um bom motivo, que tal a complexidade
34 envolvida? Convenhamos, tem uma curva de aprendizado. Eu não sei como
35 é hoje, mas quando testei, era necessário usar initram, o que hoje
36 também me afastaria, já que não tenho praticamente nada em módulos e
37 até o genkernel parei de usar, por adicionar complicações
38 desnecessárias.
39
40 Enfim, hoje, em um desktop, eu elimino complicações, se fosse um
41 notebook por exemplo, já falamos de encriptação e outros sistemas de
42 segurança, mas no meu desktop não vejo motivos para ter isso. Quanto
43 mais straigh forward melhor.
46 Daniel da Veiga