From: Thiago Nunes <thiago@×××××××××××××.br>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Problema para usar o cd de pacotes...
Date: Wed, 24 Jan 2007 05:55:08
1 Quoting João Matos <jaoneto@×××××.com>:
2
3 > Não achei o LiveCd tão completo assim. Mas acho que com liveDVD (que estou
4 > providenciando) a coisa vai ser melhor (fontes do kernel, kde...).
5
6 De fato o livecd não tem tanta coisa como tinha o cd de pacotes, porém
7 desde que o projeto gentoo nasceu até hoje a internet de banda larga
8 ficou muito mais acessível, só no brasil que muita gente ainda depende
9 de cds com coisas pré baixadas que economizem a necessidade de
10 downloads grandes.
11
12 Mas onde existe liveDVD do gentoo pra baixar? Dei uma olhada nos
13 mirrors oficiais e não achei isso lá. É um projeto extra oficial? Onde
14 encontro ele?
15
16 > Descobrindo que teria que usar os cds da mesma "época", instalei o gentoo (
17 > 2006.0) do modo "divertido" mesmo (com sucesso!), e agora meus emerges estão
18 > funcionando. Infelizmente terminei de instalar agora e não deu para testar
19 > quase nada (instalação do modem por exemplo), mas eu devo fazer isso em
20 > breve.
21
22 Que bom. Assim sempre é melhor. No entanto, como você instalou o
23 2006.0, você ainda tem tudo compilado com gcc 3.4.5. Então agora, já
24 de cara, você tem um guia muito divertido pra seguir, privilégio que
25 os usuários de gentoo mais antigos tiveram apenas uma outra vez. Eu
26 falo da atualização do gcc, você terá que atualiza-lo para a versão 4,
27 e isso vai deixar o seu computador várias horas ligado :). Diversão
28 assim só quando saiu a versão 3 do gcc, no lançamento da versão 2 o
29 gentoo ainda não existia. (Nem todos veem essa atualização do gcc com
30 tanto entusiasmo, mas de fato poucos usuários de linux que nao usam
31 gentoo conseguem fazer essa atualização do gcc sem reinstalar o
32 sistema todo)
33
34 o guia: http://www.gentoo.org/doc/en/gcc-upgrading.xml (segue esse, a
35 versão em português está desatualizada)
36
37 > Confirmando as suspeitas, sou um usuário totalmente iniciante em gentoo, mas
38 > mesmo assim deu para pegar as dicas (Ótima a da "lista.txt"! – grande parte
39 > das minhas preocupações já era). Algumas coisas ficaram mais ou menos
40 > (eclean, arquivo world, depclean), mas eu vou pesquisar um pouco quando
41 > precisar...
42
43 Bom, imaginei que se você fosse um usuário totalmente novo falar
44 dessas coisas traria confusão, mas aos poucos você vai descobrir o que
45 elas são. Agora que você já tem seu sistema funcionando o seu próximo
46 passo é ver a documnetação do portage. Ela está em
47 http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2 .
48 Infelizmente, mais uma vez, a versão em português está desatualizada,
49 hehehe.
50
51 Essa documentação vai lhe esclarecer algumas dúvidas e lhe mostrar
52 outras coisas legais, tem desde o bem básico até o avançado, então se
53 você não entender alguma coisa não fique quebrando muito a cabeça,
54 leia novamente daqui a um tempo.
55 Mas, basicamente:
56 - eclean: utilitário do gentoolkit para deletar pacotes e distfiles
57 antigos, você vai precisar um dia.
58 - arquivo world: /var/lib/portage/world. Onde fica registrado tudo que
59 tu quiz instalado, não as dependências do que tu quiz.
60 - depclean: emerge --depclean. Desinstala tudo que não é
61 imprescildível pro sistema, que não está no arquivo world e que não é
62 dependência dessas duas coisas.
63
64 Pode parecer coisas bobas mas eu sintia muita falta de ferramentas
65 como essas quando usava debian.
66
67 Quanto ao getdelta e o delta-webrsync eu recomendo não usar por
68 enquanto, primeiro se acostume com os padrões do portage.
69
70 > Gostaria de dizer ainda que gostei muito da lista, as respostas foram
71 > bastante esclarecedoras.
72 > Até a próxima,
73
74 Até. A dica que eu te dei sobre a lista de coisas pra baixar pode ser
75 melhorada, mas sobre isso tu me questiona quando estiver acostumado a
76 fazer desse jeito.
77
78 []'s
81 > João Matos
82 > Engenharia de Computação - UEFS - 3º semestre
83 > Membro do PET
84 > Monitor de Algoritmos e Programação I