From: Bruno Laturner <renrutal@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo == Debian?!
Date: Fri, 24 Mar 2006 01:59:19
1 Comparar Gentoo com Debian é quase sacanagem, acho o Gentoo muito mais
2 amigável que Debian, principalmente quando se trata dos daemons e da
3 configuração deles. E por experiência própria, os testing e unstable
4 do Gentoo são mais estáveis que os do Debian.
5
6 Segundo, o mundo do Gentoo não é o mundo de outras distros, o KDE por
7 aqui não é somente 8-10 superpacotes, por aqui cada programa do KDE é
8 um ebuild separado, que podem ser instalados independentes um dos
9 outros(desde que não haja dependencia, é claro). No Debian e em outras
10 distros, por exemplo, ou você instala todo pacote a que o programa
11 pertence, ou não instala.
12
13 Isso tanto é uma benção quanto é um problema, pro KDE inteiro se
14 tornar estável, todos os programas que pertencem à ele tem que estar
15 estáveis, isto é, cada um deles entra em um periodo de teste ~arch
16 antes de irem pro arch. E nesses testes, eles são compilados de 1001
17 formas diferentes por milhares de pessoas no mundo, que se encontrarem
18 um bug, falam lá no bugzilla do Gentoo.
19
20 Enquanto isso em qualquer outra distro binária, compilam-se todos os
21 pacotes de uma só forma, com todas as opções de configure ligadas(por
22 nós chamadas de USE flags). Eles não tem que passar pelo mesmo
23 processo que o nosso. Por isso é mais rápido.
24
25 Terceiro, sobre o GCC 4. Antes disso vou perguntar algo pertinente: O
26 que tem de tão interessante na série 4 para que ela seja obrigatória?
27 Que FEATURES maravilhosas são essas que estamos perdendo?
28
29 Respondendo a questão do GCC: Gentoo é uma distro baseada em fontes. A
30 maioria dos milhares de pacotes no Portage foram escritos em C e suas
31 variantes. Apesar da linguagem ser a mesma, não quer dizer que eles
32 compilem da mesma forma no GCC 4 como o fazem no GCC 3. Na verdade,
33 vários pacotes que não quebram no GCC 3, quebram no GCC 4. E não são
34 poucos. Teste você mesmo!
35
36 Dê um find dentro de /usr/portage pra saber quantos patches gcc4-fix existem.
39 Sobre o qpkg, bem, não sei, provavelmente ele tinha os seus problemas
40 e não era mantido como o equery é mantido. Aliás, 'equery list
41 kde-base/' deve fazer o que o pkg fazia.
44 Sobre estar cansado de editar o package.keywords, se você gosta tanto
45 dos pacotes pacotes em teste do ~arch, coloque um
46 ACCEPT_KEYWORDS="~sua_arch" no make.conf. Se aparecer algo ruim pelo
47 caminho, cheque o bugzilla por sua solução, ou reporte um bug.
48