From: Fabiano - deStilaDo <fabianoengler@×××××.com>
To: gentoo-user-br@l.g.o
Subject: Re: [gentoo-user-br] Gentoo e KDE
Date: Mon, 20 Oct 2008 04:22:22
1 2008/10/16 Diogo Dutra <diogo.comp@×××××.com>:
2 > Nao tenho certeza, mas eu discordaria pelo openbox, ele eh realmente
3 > mto leve, e li em varios lugares q ele soh perde pro twm (tb neh, esse
4 > ultimo eh covardia)
5 > Mas o openbox eh mto configuravel e legal, usei ele por um tempo antes
6 > de migrar pra o E17
7 > (...)
8 > Pra qm gosta de todas essas coisa q o amigo citou acima, recomendo
9 > testar o openbox, mto legal!
10
11 # qlop -gH openbox
12 openbox: Fri Oct 17 09:44:09 2008: 2 minutes, 18 seconds
13
14 # qlop -gH icewm
15 icewm: Fri Oct 17 09:42:57 2008: 1 minute, 11 seconds
16
17 Emerge mais rápido =)
18
19 Mas isso não importa muito, para o objetivo que eu citei o icewm, o
20 considero melhor: quebrar um galho, funcionar sempre, estar sempre à
21 mão, disponível, ser rápido, muuuito rápido. Mas para usar como wm
22 default, no dia a dia, pra mim não serviria, é simples de mais, meio
23 feiozão, não tem compositing, etc., etc., etc.
24
25 Já o openbox seria o contrário, a princípio meio inutilzão, sem nada,
26 precisa de programas externos pra tudo, desde trocar o wallpaper à
27 mostrar barras de tarefas, relógio, bandeja, etc. Então não é
28 prontamente funcional, não dá pra instalar e sair usando como o icewm,
29 exige uma certa curva de aprendizado, desenvolver uma configuração
30 boa, experimentar, etc., pra daí sim ficar usável. Mas daí pode ser
31 usado no dia a dia com um desktop decente.
32
33 Uma comparação esdrúxula: o icewm seria mais como um mcedit, simples e
34 pronto pra usar, e o openbox mais como o vim, que exige um certo
35 investimento em tempo e conhecimento, mas que valem muito a pena pelo
36 potencial do programa.
39 Fabiano.